Protocolo OFF: tratamento exclusivo contra melasma

Muito comum em mulheres na idade fértil, o melasma, distúrbio pigmentar caracterizado por manchas escuras na pele não poupa nem as famosas: Grazi Massafera, Mariana Goldfarb e Ivete Sangalo já revelaram ter o problema.
As áreas afetadas acumulam melanina, uma proteína responsável por pigmentar pele, olhos e cabelos, e o rosto é a região mais afetada pelas manchas. Os melanócitos, que são os produtores de melanina, passam a agir de maneira desordenada em quem tem melasma, produzindo pigmento em áreas delimitadas, deixando a pele com um tom desigual. As manchas são comuns na testa, nas bochechas e no buço e não afetam à saúde, mas mexem muito com a autoestima de quem tem o problema.

Podem desencadear a doença fatores como radiação solar, disposição genética, fatores hormonais e até procedimentos estéticos mal realizados. Para tratar o distúrbio, Vanessa Cabral desenvolveu um protocolo exclusivo, o Melasma OFF ou Protocolo OFF, que elimina quase 100% das manchas.
Como o melasma é uma consequência de um processo inflamatório, o tratamento consiste no gerenciamento dessa inflamação onde são usados antioxidantes e calmantes de última geração. Os tratamentos convencionais utilizam técnicas apenas para clarear a pele e não tratam a sua origem, a causa real do problema. Trazendo assim o efeito rebote e a frustração do paciente.

Avaliação

Primeiro, a pele é avaliada com uma máquina que realiza um exame da face em 3D, que revela a quantidade de manchas, inclusive as que não são vistas a olho nu, e a profundidade do melasma. Após, é realizado o protocolo. O procedimento é feito em um ciclo na clínica, com limpeza de pele na primeira sessão, seguida de aplicação de blend de antioxidantes para clarear as manchas e antioxidantes e calmantes de última geração que atuam na inflamação das células. Cada protocolo é personalizado variando segundo a profundidade, tonalidade e a extensão do melasma.

O tratamento tem continuidade em casa, com aplicação de fatores calmantes por 13 dias. Tudo com uso reforçado do filtro solar. Porém, como a desordem pigmentar não tem cura, é ensiando a paciente a mantê-lo sob controle.