Harmonização facial: o tratamento queridinho do momento

A harmonização facial é o tratamento queridinho do momento e é a combinação de vários procedimentos com o objetivo de proporcionar harmonia, simetria e rejuvenescimento facial.

A harmonização é uma das melhores técnicas tanto para jovens que tenham o desejo de melhorar pontos que não gostem no rosto, quanto para pessoas mais velhas que queiram rejuvenescer com procedimentos minimamente invasivos. A maioria desses tratamentos tem o objetivo de estimular o colágeno, proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele.

Ela pode ser feita através de vários procedimentos: preenchimento com ácido hialurônico em pontos de sustentação da face, para preencher olheiras e moldar lábios e nariz; harmonização facial, que impede temporariamente a contração muscular e é indicada para suavizar rugas e linhas de expressão, como os famosos pés de galinha.

A substância também pode ser usada na região do pescoço e próximo ao contorno da mandíbula, com o objetivo de melhorar o contorno do rosto. Bioestimuladores como o ácido polilático e hidroxiapatita de cálcio, podem ser aplicados em diferentes camadas do rosto com o objetivo de estimular colágeno, corrigir a espessura, devolver volume, contorno e atenuar linhas e sulcos.

Os fios de sustentação também são uma opção e podem ser indicados para tratar áreas afetadas pela flacidez como bochechas, sobrancelhas, linha mandibular e pescoço.

Idade

Não há idade mínima para a realização da harmonização, mas o mais comum é procurar pelo procedimento quando há sinais mais claros de flacidez e envelhecimento ou uma insatisfação com alguma área do rosto.

Às vezes é realizada em pacientes mais jovens, com 18 anos, por exemplo, quando há uma assimetria muito importante: um queixo muito pequeno ou uma assimetria que incomoda o paciente. 

Alguns procedimentos

Preenchimento com ácido hialurônico – a substância pode ser usada em diferentes densidades, dependendo da indicação. Com a técnica, é possível projetar as maçãs do rosto, abrir o olhar, suavizar as olheiras, aumentar os lábios, preencher rugas, estruturar a mandíbula e modelar o nariz, em um procedimento conhecido como “rinomodelação”.

Rinomodelação – é um procedimento realizado com ácido hialurônico injetável para modelar o nariz, deixando o rosto mais harmônico e equilibrado. É indicado para pacientes insatisfeitos com algumas características do nariz, como o ossinho proeminente (giba nasal), ponta caída, desníveis, formato sinuoso e lados assimétricos.

Harmonização Facial – ela impede, parcial ou totalmente, a contração muscular. Porém, esse bloqueio é temporário e previne que as rugas dinâmicas se tornem estáticas.  Nesse caso, as regiões tratadas pela aplicação da toxina são onde há movimentação muscular, como: entre as sobrancelhas, testa e ao redor dos olhos. Pescoço e boca (tratando o sorriso gengival) também podem ser beneficiados pelo tratamento. Além de prevenir as rugas de expressão, com o procedimento é possível levantar a ponta do nariz e elevar as sobrancelhas.

Bichectomia – é uma pequena cirurgia em que são retiradas duas bolsas de gorduras localizadas entre o maxilar e a mandíbula nas laterais da boca (bochechas), chamadas de “bolas de Bichat”. Trata-se de um procedimento estético funcional que tem como objetivo reduzir o volume da parte de baixo do rosto dando um aspecto mais agradável. Pacientes que mordem muito a parte interna das bochechas também são indicados a realizar a bichectomia para melhorar a parte funcional.

Fios de Sustentação – os fios de sustentação são reabsorvíveis e biocompatíveis com o organismo humano, o que tornam mínimas as chances de rejeição. Eles são inseridos na camada de gordura da pele, reposicionando os tecidos faciais, suspendendo-os, conferindo efeito lifting. Tratam a flacidez da pele do terço médio da face, da linha mandibular, da pele do pescoço e do malar.

Foxy Eyes –  ou olhar de raposa é uma técnica que eleva o canto dos olhos, deixando o olhar mais sensual. Ela deixa a ponta das sobrancelhas mais altas que o centro, ajudando a abrir o olhar. No procedimento são usados fios de PDO (fios de polidioxanona), do tipo parafuso. É feita uma pequena incisão, onde é colocado dois fios, suspendendo a cauda das sobrancelhas e fazendo uma angulação do canto lateral dos olhos fazendo que eles fiquem mais altos, com efeito lifting imediato. 

Lipo de papada – indicada para reduzir a gordura localizada abaixo do queixo. É um procedimento realizado através de microinjeções de enzimas (ácido deoxicólico), que atuam na quebra das células de gordura da região, com o objetivo de reduzir o chamado “queixo duplo”.

Compartilhe:

Veja Também