A queda acentuada dos fios é uma das maiores queixas de homens e mulheres. Entre as causas estão estresse, regime alimentar muito restritivo, distúrbios metabólicos e hormonais e redução significativa do peso. Porém, a predisposição genética é o principal fator tanto no homem quanto na mulher.
Com a evolução dos procedimentos estéticos, temos cada vez mais tratamentos satisfatórios, que além de menos invasivos, trazem ótimos resultados para os pacientes, pois a falta de cabelos é algo que mexe muito com a autoestima. É o caso da tricopigmentação ou micropigmentação capilar, uma alternativa que tem sido usada por homens e mulheres para disfarçar a calvície, e uma das principais alternativas às cirurgias e tratamentos invasivos.
A técnica consiste em pigmentar o couro cabeludo, criando uma “ilusão” de fios, com um resultado muito natural, mas que proporciona uma mudança significativa no visual.
É utilizada uma técnica específica para couro cabeludo, onde é simulado o folículo capilar, levando em consideração o tipo de calvície, tonalidade do pelo, da pele e até mesmo a forma como usualmente a pessoa usa o cabelo. O procedimento devolve a autoestima ao paciente.
A tricopigmentação pode ser feita tanto porque quem tem poucas áreas falhadas como porque tem grandes falhas.A técnica pode simular tanto o cabelo raspado, quanto para quem usa ele maior, simula volume e até preenchimento (de acordo com o tamanho do cabelo – no caso de homem ou mulher).
O procedimento também pode ser realizada porque passou por um transplante capilar e ficou com falhas e para disfarçar cicatrizes.
Dependendo da extensão da área que necessita de retoque o procedimento pode demorar de 1 a 3 sessões, com aproximadamente 2 horas em média, com retoques anuais.
Novo método em 3D
Uma das mais recentes técnicas da micropigmentação capilar é o pontilhismo tridimensional. Faz-se o pontilhismo em degradê e com efeito tridimensional, simulando novos fios nascendo no bulbo, dando a ideia de densidade e volume.
Podem ser feitos até 20 mil micropontos na camada superficial da derme. A colometria também é importante. Garantir que o pigmento usado seja exatamente da cor original do cabelo para a naturalidade da técnica.
A micropigmentação 3D não é indicada para quem tem poucos ou nenhum fio de cabelo. São necessários cerca de 20 dias de tratamento, em três sessões, e tanto homens quanto mulheres podem se beneficiar desta técnica.